COMO TREINAR O SEU DRAGÃO

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filme de animação computadorizada produzido pelos estúdios Dreamworks lançado em 2010, que é baseado no livro de mesmo nome da escritora Cressida Cowell de 2003.

A história se passa na ilha de Berk, uma cidade de Vikings, cuja principal atividade é a de caçar e matar dragões. É nesta cidade que vive o garoto chamado Soluço, que tem este nome por que os Vikings acreditam que pondo nomes terríveis em seus filhos afastam as coisas negativas.

Soluço trabalha como ferreiro na ilha e é um rapaz muito inteligente, apesar de seu pai ser um famoso e respeitado guerreiro Viking, ele acredita que seu filho não tenha o mesmo potencial para se igualar a ele. Mas Soluço quer provar ao pai e a todos que é capaz de derrotar um dragão, e em uma de suas tentativas acaba criando uma grande confusão.

Os Vikings são grandes estudiosos de dragões, e todas as novas espécies são registradas em um livro. Apenas uma espécie permanece sendo uma incógnita para eles, o Fúria Negra. E é justamente ele quem invade a ilha no dia que Soluço decide bancar o herói.

Mas algo inédito acontece naquele dia, Soluço não foi um total fracasso. Mesmo que o Fúria Negra tenha conseguido fugir, ele estava ferido e não podia voar. Logo mais a frente, Soluço encontra o temido dragão caído e ferido no meio da floresta e chega até a fera disposta a matá-la e ser o orgulho da ilha. Mas na hora, Soluço fraqueja e não consegue matá-lo, chegando à conclusão de que talvez seu destino não seja se tornar um matador de dragões.

Mas antes que Soluço pudesse comunicar ao pai sua decisão, este já o havia inscrito em um curso de matadores de dragões junto com outros jovens da ilha, incluindo seu grande amor, Astrid. Para não decepcionar o pai, Soluço decide seguir com as aulas, e aproveita que o Fúria Negra está ferido e não consegue voar para observá-lo e aprender mais sobre dragões.

Com o tempo, o garoto e o dragão vão criando uma relação de amizade e confiança. E Soluço aprende que dragões nem sempre são feras sedentas por destruição, assim como o Fúria Negra, apelidado de Banguela, aprende que pode confiar e até mesmo amar um ser humano.

O filme não é assim tão engraçado, embora as cenas dos treinamentos contra dragões sejam hilárias. Na verdade, é emocionante! A amizade entre pessoas e seus animais de estimação sempre me comovem.

Mas não é só por isso que o filme é legal, a história é original, os efeitos muito bons, os personagens principais, no caso Soluço e Astrid, não são dos melhores mais quebram um galho. É um bom filme, e vale a pena conferir!
Leia Mais...

ENROLADOS

quarta-feira, 22 de junho de 2011


Enrolados é um filme de animação que de acordo com minhas pesquisas, é o segundo filme mais caro já feito pelos estúdios Disney, e foi lançado em 2010. A história é baseada no conto de fadas alemão chamado Rapunzel.

Uma velha bruxa chamada Gothel foi a única pessoa do reino a presenciar uma cena rara, uma gota pura de luz do sol atingir o solo fazendo nascer uma flor mágica naquele local. Gothel descobre que aquela flor mágica tem o poder de curar, e utiliza este poder para se manter sempre jovem e bela.

A Rainha fica doente, e todos do reino se empenham em procurar uma cura para ela, mas Gothel guarda segredo sobre a flor mágica e continua usando a mesma apenas para seu próprio benefício. Até que um dia ela se descuida e os guardas reais acabam encontrando a flor, conseguindo assim salvar a Rainha.

Alguns meses depois, a Rainha dá a luz à Rapunzel, uma linda menina de cabelos dourados, da cor da flor mágica que salvou sua mãe. Gothel descobre que os cabelos de Rapunzel possuem os mesmos poderes da flor desde que não sejam cortados, e seqüestra a menina, isolando-a em uma torre, criando-a como se fosse sua própria filha.

Desolados, o Rei e a Rainha, em todo o aniversário de Rapunzel, lançam milhares de balões iluminados ao céu, com a esperança de que um dia a Princesa perdida retorne.

Vários anos se passam, e Rapunzel prestes a completar 18 anos, pede a Gothel de presente que a leve para ver as luzes brilhantes que sempre vê da janela em seu aniversário. Mas a bruxa a convence que sair da torre é muito perigoso e nega o pedido.

No meio de toda esta confusão surge Flynn Rider, um ladrão que vai à torre de Rapunzel para fugir de uma encrenca que se meteu roubando a coroa da princesa do reino, que mal ele sabe, trata-se de Rapunzel.

Rapunzel diz ao ladrão que só lhe devolverá a coroa roubada se ele prometer escoltá-la até o evento das luzes brilhantes e trazê-la de volta a torre depois em segurança. E assim, os dois partem em uma longa, perigosa e romântica aventura. Até Gothel descobrir da fuga e usar toda sua maldade para trazer sua “filha querida” de volta.

Não gosto dessa idéia de “nacionalizar” os filmes. Todo mundo sabe que este filme é americano, então não tem necessidade de usar nomes e gírias brasileiras para forçar o telespectador a acreditar que o filme é nacional.

Destaque para os animais do filme, o camaleão Pascal amigo de Rapunzel e o cavalo do reino Maximus, que garantem boas risadas. Neste filme também surge um novo estilo de luta: luta com frigideiras! Elas podem ser bem mais úteis do que você imagina.

Achei o filme muito legal, tirando as “musiquinhas” chatas, aliás foi-se o tempo que as músicas dos filmes da Disney eram tão boas, que até ganhavam prêmios. Ultimamente, os filmes de animação da Disney estão bobos e muito infantis, o que tem dado espaço para outras empresas com a Dreamworks. Mas esse filme trouxe de volta o bom e velho estilo Disney de contar uma triste história com bom humor.
Leia Mais...

MEGAMENTE

segunda-feira, 20 de junho de 2011

 
É um filme de animação lançado em 2010. No passado, dois extraterrestres são mandados à Terra. O destino fez com que o primeiro fosse criado por uma família rica, enquanto o outro foi criado por bandidos em um presídio.

Os dois garotos possuem dons especiais, mais toda vez que o garoto criado no presídio tentava usar seus dons acabava causando problemas, ao contrário do outro garoto rico que sempre se destacava como um exemplo.

Foi então que o garoto rejeitado percebeu que a única coisa que ele sabia fazer bem era ser mau, e concluiu que seu destino era se tornar um vilão e destruir a cidade de Metrocity, transformando-se assim no terrível Megamente.

Para detê-lo, o garoto rico se torna o super-herói Metroman. E durante anos, Megamente e Metroman lutaram um contra o outro, sendo que Megamente, embora muito inteligente, sempre falha no final.

Um dia, Megamente resolve seqüestrar mais uma vez a jornalista Roxanne, a garota que todos acreditam ser a namorada do Metroman, para que ele vá salvá-la e assim caia em uma armadilha preparada pelo vilão. Para a surpresa de todos e até mesmo do próprio Megamente que sempre foi visto como um fracassado, Metroman é derrotado.

Durante um tempo, Megamente se vangloria de ter derrotado seu arquiinimigo, e a cidade de Metrocity fica a mercê de suas maldades, sem um herói para lutar por eles. Mas até o próprio Megamente sente que sua vida de vilão não faz sentido sem um super-herói para lutar com ele, e decide criar um novo herói para suceder Metroman.

Com ciência e muito treinamento, ele consegue transformar o atrapalhado cameraman Hal, no super-herói chamado Titan. Mas o novo herói surta quando se declara para sua amada Roxanne e percebe que não é correspondido por ela, virando um vilão ainda mais perverso que o próprio Megamente, obrigando este a assumir o papel de herói agora e salvar a cidade do descontrolado Titan.

Como deve ter dado para notar pela sinopse, o filme tem uma história bem interessante e bem diferente do que estamos acostumados. Onde vilão vira herói e herói vira vilão, e pelo mesmo motivo, por amor.

Eu gostei muito! Embora no início parecia que o filme não seria de nada, da metade para o final foi ficando bastante interessante e divertido. Não é um filme para "morrer de rir", mais é muito original e bem feito. Aprovadíssimo!
Leia Mais...

X-MEN - PRIMEIRA CLASSE


Filme de ficção científica lançado em 2011, e é o quinto filme da franquia X-Men iniciada no ano 2000. Neste filme, conta-se a história antes dos eventos ocorridos no primeiro filme, mais especificamente na década de 60, quando o mundo está na eminência de uma guerra nuclear entre União Soviética e EUA. 

A história é focada no passado de Eric Lensherr (Magneto) e de Charles Xavier (Professor X), e em como dois rapazes com histórias de vida tão diferentes tiveram seus destinos cruzados e se transformaram de grandes amigos em grandes rivais. 

Eric, filho de Judeus, teve seus pais assassinados por nazistas durante a 2ª guerra Mundial, e só conseguiu escapar graças a sua incrível habilidade de manipular metais. Enquanto isso, Charles, um garoto rico e muito inteligente com poderes psíquicos, conhece Raven, uma mutante capaz de assumir a aparência de qualquer pessoa.

Charles e Raven crescem juntos e se tornam grandes amigos. Charles se forma na universidade e se torna um professor famoso e muito valorizado. Eric trabalha como intérprete para a inteligência britânica, ajudando judeus a irem para um país recém fundado, hoje chamado Israel. Mas Eric nunca consegue superar a morte de sua mãe, e sonha com o dia em que se vingará de quem a matou. 

O que Eric não contava é que seu inimigo possui fortes aliados, e que se ele quiser ter chances de competir de igual para igual precisa recrutar sua própria equipe de mutantes e treiná-los para essa guerra. E é essa sede de vingança que aproxima Eric de Charles. Charles constrói uma máquina capaz de localizar mutantes onde quer que estejam, e através disso, eles conseguem formar a primeira geração dos X-Men.

Naquela época pouco se sabia sobre os mutantes, até que a Doutora Moira, uma não-mutante, viu um mutante pela primeira vez e ficou muito curiosa a respeito deste assunto, o que a levou até o professor Xavier, nascendo uma amizade e posteriormente um romance entre eles.

Mas o sonho de uma grande amizade acaba quando Charles e Eric percebem que possuem pontos de vistas diferentes sobre os humanos e rompem com sua parceria, nascendo o vilão Magneto. Mas Charles e Moira permanecem juntos e fundam uma escola para jovens superdotados com o objetivo de usar os poderes psíquicos de Charles para ensinar mutantes a usarem seus dons com sabedoria, nascendo assim o Professor X. 

Gosto muito da franquia X-Men e tive medo deste filme me decepcionar por sentir falta dos antigos atores que já conhecia. Mas eu gostei! Mesmo com outros atores o filme não perdeu a identidade. Só achei estranho o fato de eles terem tanta tecnologia para aquela época, tinha horas em que eu até esquecia que o filme, teoricamente, se passa a mais de 40 anos atrás.
Leia Mais...

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1


Primeira parte do último filme da saga Harry Potter baseado no livro da escritora britânica J.K.Rowling lançado nas telas do cinema em 2010. Nele, Harry, agora com 17 anos, continua sua missão de destruir o terrível bruxo das trevas Lorde Voldemort. Missão esta iniciada no primeiro filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" há 10 anos atrás.

Harry e seus amigos Rony e Hermione, decidem não cursar o sétimo ano na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, pois após a morte de Alvo Dombledore, a escola foi assumida por Severo Snape que agora serve ao Lorde Voldemort. A missão de Harry é destruir  as Horcruxes, que são objetos nos quais Voldemort depositou pedaços de sua alma para assim tornar-se imortal.

Como herança de Dombledore, Harry, Rony e Hermione recebem itens que podem ajudá-los nessa missão contra o Lorde Voldemort. Harry recebe o primeiro pomo de ouro que ganhou jogando quadribol e a espada de Grifinória, embora confiscada por Snape. Rony recebe o desluminador e Hermione recebe uma cópia do livro "Os contos de Beedle, o Bárdo", que esconde grandes mistérios. 

Durante o casamento do irmão de Rony, Harry conhece o pai de Luna Lovegood, que usa um colar com um estranho símbolo como pingente. Logo depois, a festa é atacada, obrigando Harry e seus amigos a fugirem para a antiga casa de Sirius Black.

Na casa de Sirius, eles encontram seu antigo Elfo, que conta que um medalhão foi roubado dele, e que este medalhão trata-se de uma das Horcruxes, fazendo com que o trio vá imediatamente até o Ministério da Magia para recuperá-lo. Entretanto, tal medalhão tem o poder de manipular as emoções de quem o está usando, o que causa várias brigas entre Harry e seus amigos, já que, como não conseguem destruí-lo são obrigados a carregá-lo com eles para todo lugar.

Durante boa parte do filme, a história é focada apenas nos efeitos colaterais do medalhão sobre o trio de amigos. Até que a espada de Grifinória aparece misteriosamente para ajudá-los a destruir a Horcrux, liberando-os daquele poder maligno.

Durante todo o filme, Harry tem sonhos que lhe mostram lembranças e visões. Então, o trio decide visitar o pai de Luna Lovegood para perguntar-lhe sobre o significado do símbolo em seu amuleto que Harry vê em seus sonhos e que Hermione viu no livro. Ele revela que este representa as Relíquias da Morte: A Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade, que juntos, tornam seu mestre um senhor da morte.

Um fato importante e marcante é a morte de Edwiges, a coruja que esteve com Harry desde o início, e de Dobby, o elfo que foi salvo por Harry e que se sacrificou para salvá-lo neste filme. A parte que mais gostei foi a história dos três irmãos e das relíquias da morte, achei muito interessante.

Esse é o único filme da série que se passa quase todo no mundo real, o que foi legal, por que eu já estava meio cansada daquele ambiente da escola. O filme também está ficando menos infantil, pelo fato de agora os personagens já serem mais velhos, e está tomando um ar de filme de terror.

Esses intervalos longos de um filme para o outro apagaram um pouco minha memória, eu gostei do filme, mas confesso que lembrava de poucas coisas. Uma coisa que me irritou muito foi a má qualidade do filme, ele é escuro demais, tive que alterar as configurações da TV para tentar melhorar, e mesmo assim, ainda não ficou tão bom.

Para finalizar, agora restam apenas três Horcruxes para Harry destruir além do próprio Voldemort, sendo que este consegue obter a varinha das varinhas, e a conclusão disso fica para a segunda e última parte do filme com previsão de lançamento para Julho de 2011. Nos encontramos lá então.

Leia Mais...

PRETTY GUARDIAN SAILOR MOON

quinta-feira, 16 de junho de 2011


Pretty Guardian Sailor Moon é um live action japonês de 49 episódios lançado em 2003 que é baseado no anime/mangá Sailor Moon. E foi meu grande vício nesses últimos meses, principalmente por que fiquei encantada com os casais Usagi e Mamoru e Makoto e Motoki.

A história do live action difere em algumas coisas da história original, mas não vou entrar em detalhes sobre isso já que, na minha opinião, ficou até melhor com as mudanças feitas. A história começa com Usagi, uma garota de 14 anos muito atrapalhada e infantil que mora com a mãe, o irmão caçula e seu pai que quase não aparece.

Um dia, Usagi conhece uma gata falante chamada Luna, que conta a ela a história da Princesa da Lua e do cristal de prata. Luna diz a Usagi que ela é a guerreira Sailor Moon que reencarnou para cumprir uma missão, encontrar a princesa e o cristal de prata e mantê-los em segurança do mal que ameaça o mundo. 

Mas Sailor Moon não pode lutar sozinha, ela precisa encontrar e reunir outras guerreiras. Ami é Sailor Mercúrio, uma garota tímida e muito inteligente, mora com sua mãe e assim como ela quer ser médica. Rei é Sailor Marte, uma garota de personalidade forte que mora sozinha em um templo religioso por não se dar bem com seu pai. Makoto é Sailor Júpiter, uma garota órfã que mora sozinha, adora esportes e cozinha muito bem. E por último, Minako é Sailor Vênus/Sailor V, uma famosa cantora pop japonesa que sofre de uma doença terminal e que foi encontrada pelo gato Artemis. 

Juntas as 5 guerreiras passam a lutar contra o mal que ameaça o planeta Terra, a organização maligna das trevas Dark Kingdom, composta pela rainha Beryl e seus subordinados Jedyte, Nephryte, Zoicite e Kunzite, além da presença maligna chamada de rainha Metaria.

Além das guerreiras Sailors, Sailor Moon contará também com a ajuda de Mamoru, um rapaz misterioso que utiliza o pseudônimo de Tuxedo Kamen para lutar contra o crime. Ele e Usagi no início não simpatizam um com o outro, mas esse sentimento de antipatia ao longo da história vai se transformando em um grande amor. Manoru tem um amigo chamado Motoki que é obcecado por tartarugas e se apaixona por Makoto.

Entretanto, nem Luna parece saber exatamente qual a verdadeira missão das guerreiras Sailors, e muitas reviravoltas acontecem. Usagi e Mamoru descobrem que seu amor é amaldiçoado desde gerações anteriores e que pode levar até a destruição do mundo. Mas eles se recusam a acreditar nisso e lutam para ficarem juntos mesmo sabendo que as consequências dessa teimosia podem ser desastrosas.

Algumas coisas ficaram mal contadas, como por exemplo, quem é o gato Artemis? A gata Luna revela que possui outra identidade, mas o mesmo não acontece com Artemis, aliás, pouco se fala dele na história. Outra coisa é sobre a vida pessoal de Minako, a Sailor Vênus, não se falou nada a respeito de seu passado e de sua família assim como ocorreu com as outras Sailors.

As lutas são muito bem feitas, e é impressionante como suas perucas nem se mexem. Os efeitos especiais são bons, mas poderiam ser melhores. Luna e Artemis são bichos de pelúcia! Bem que poderiam ter sido feitos com computação gráfica para parecem gatos de verdade né?

Em alguns momentos, parecia que estava vendo um Power Rangers melhorado. É bizarro as vezes! E os japoneses interpretam 8 ou 80, ou seja, ou o personagem é muito exagerado ou é completamente apático, mas com o tempo você se acostuma.

A série também conta com alguns especiais e um show ao vivo com as atrizes que interpretam as Sailors cantando as músicas temas da série. Sendo que desses especiais, um deles conta a história antes do capítulo 1 e o outro, que pode ser considerado como o verdadeiro final da série, conta a história depois do capítulo 49.

Eu adorei ver um dos meus animes favoritos adaptados para a "vida real". Quem dera se decidissem fazer isso com todos os desenhos. É viciante e emocionante, e o final é o mais perfeito possível! Fiquei encantada!

Leia Mais...

AMOR SEM FIM


Filme romântico de 1981. Sim! É bem antigo, mas decidi falar sobre ele aqui no blog por que assisti casualmente e acabei gostando muito. No início, achei que seria mais um filme bobo de romance, mas acabou não sendo, na verdade é um filme muito tenso.

Jade é uma jovem de 15 anos que tem uma família nada comum. Ela começa a namorar com um rapaz dois anos mais velho chamado David, amigo de seu irmão, e vivem um romance de contos de fadas. Mas embora seus pais aprovem o relacionamento e sejam bastante liberais, o pai de Jade se irrita ao ver que sua filha está sofrendo de insônia por causa das frequentes visitas noturnas de David e proíbe o namoro.

Depois disso, David, uma rapaz aparentemente normal e bom filho, surta ao saber que não poderá mais ver seu grande amor, chegando ao ponto de incendiar a casa de Jade. Depois deste episódio, David confessa o que fez e é mandado para um hospício.

Anos se passam e David está cada vez mais obcecado por Jade ao ponto de ter visões com ela. Mas mesmo assim, consegue o direito de sair do hospício e continuar o tratamento em casa. É quando ele descobre que depois do ocorrido a família de Jade foi para outra cidade e ele vai atrás dela para tentar reconquistá-la.

Jade é uma garota boba que tem medo de não ser amada e acaba sempre cedendo as vontades de David. Já David, embora ame Jade de uma forma louca e obsessiva, é na verdade um rapaz muito egoísta, incapaz de admitir que sua amada precisa de um espaço.

Normalmente não gosto de filmes românticos, mas esse me surpreendeu por não ter um final feliz. É um filme antigo, mas é um clássico! E vale a pena ver.

Leia Mais...

DEAR FRIENDS


Filme japonês cujo o tema central é amizade e sua importância na vida de uma pessoa. É a adaptação de um mangá de mesmo nome, que conta a história de Rina, uma jovem rica, bonita e popular. 

Seja no colégio ou nas baladas, Rina sempre é o centro das atenções. Entretanto, por algum motivo, ela se tornou uma garota rebelde e fria, que trata mal os pais e os amigos, pois considera que eles são descartáveis. 

Rina leva uma vida solitária, embora seja muito querida pela família e pelos amigos que tanto despreza. Mas sua vida de brilho e glamour acaba quando ela descobre que está muito doente. 

Por causa dessa tragédia, ela conhece uma garotinha muito fofa que também tem uma doença terminal e reencontra uma antiga amiga da escola chamada Maki. É quando Rina percebe o quanto as amizades são importantes na vida de uma pessoa.

O filme é dramático ao extremo, nem novela mexicana apela tanto. Como as exageradas reações de Rina diante dos seus pais e professores, ou a obsessiva adoração de Maki por Rina, por causa de um motivo bobo na infância.

O filme é bastante envolvente no início, e realmente só fica ruim depois das cenas exageradas e dramáticas. O final é interessante, e mostra uma Rina completamente transformada, que sofreu muito mas acabou tendo uma sorte melhor do que a das suas amigas.

Sou suspeita para falar pois adoro qualquer coisa vinda do Japão. Mas é claro que tenho que admitir que para os padrões ocidentais o filme não faria sucesso. Embora as músicas e o estilo jovem de Rina salvam o filme, os exageros estragam tudo. Mas para quem gosta do gênero, vale a pena conferir! Mas esteja preparado para cenas fortes e dramáticas.

Leia Mais...

A REDE SOCIAL




Filme que narra a criação e o caminho para o sucesso do site Facebook, fundado principalmente por Mark Zuckerberg em 2004. Mark é um estudante da universidade americana Harvard, muito estranho porém super inteligente, que após levar um fora da namorada para se vingar cria um website, em apenas uma noite, onde humilha publicamente todas as garotas da universidade, incluindo sua ex. 

Mas embora isso crie um caos na universidade, Mark acaba sendo reconhecido pelo seu talento como programador pelos gêmeos Cameron e Tyler que o convidam para fazer parte de um projeto semelhante ao Facebook que conhecemos hoje. Porém Mark assume a idéia como se fosse dele e convida seu melhor amigo Eduardo Saverin para ser seu sócio, trabalhando "por baixo dos panos".

Porém, o sucesso do Facebook vai atraindo oportunistas e afastando Mark e Eduardo que possuem opiniões diferentes sobre como evoluir o projeto. Mark deixa o sucesso subir a cabeça e afasta do projeto seu amigo que tanto o apoiou, desconsiderando as contribuições dele para o projeto, e acaba sendo processado por ele.

O filme basicamente se resume a Mark sendo processado pelos gêmeos Winklevoss por roubo de propriedade intelectual e por Eduardo. E enquanto rola a briga na justiça, o Facebook vai se expandindo e fazendo cada vez mais sucesso até chegar no que conhecemos hoje.

O filme foca apenas na criação do Facebook, nada é contado sobre a história de vida de nenhum personagem, com excessão dos relacionamentos amorosos de alguns personagens que só foram citados por também fazerem parte da história da criação da rede social Facebook.

O filme é legal por se tratar de fatos reais, o que deixa mais interessante, embora seja impossível não sentir raiva de Mark Zuckerberg em alguns momentos. É difícil falar deste filme, pois não estamos falando de personagens, mas sim de pessoas que realmente existem, então fica difícil separar ficção da realidade.

Atualmente as redes sociais estão virando uma "febre" mundial, é muito difícil conhecer alguém que não faça parte de pelo menos uma delas. O interessante do filme é justamente mostrar como um gênio da computação anti-social ironicamente consegue criar uma das maiores redes sociais da atualidade.

Mark Zuckerberg é mostrado no filme como um rapaz frio, invejoso e boçal, sua história não é tão glamurosa, mas vale a pena conferir!


Leia Mais...